Notícias

Voltar

CORREIAS - DIFERENÇA ENTRE CARCAÇA E COBERTURA

Publicado em 18/7/2023 às 10:30 - Tags: CORREIAS TRANSPORTADORAS, CORREIAS ELEVADORAS, CONTINENTAL, COBERTURA DE CORREIAS, CARCAÇA DE CORREIAS.

CORREIAS - DIFERENÇA ENTRE CARCAÇA E COBERTURA

Tanto as correias elevadoras quanto as transportadoras são compostas por várias camadas de materiais, incluindo a carcaça e a cobertura (superior e inferior). Elas são elementos distintos e desempenham funções diferentes.

Vamos entender cada um deles:


Carcaça:

A carcaça é a estrutura interna da correia, responsável por fornecer resistência à tração e suporte mecânico a tensões, flexões e impactos. Ela pode ser constituída por tecido, Poliéster/Poliester, Poliéster/Nylon, Nylon/Nylon, ou por cabos de aço.

A quantidade de lonas (têxtil) ou cabos dependem da aplicação, considerando a resistência mecânica necessária de acordo com material transportado, comprimento do transportador, dentre outros.


Cobertura:

A cobertura é a camada externa da correia, tanto na parte superior, quanto na inferior, e tem a função de proteger a carcaça contra danos mecânicos ou químicos, abrasão, impacto, umidade, óleo e outros agentes externos.

Geralmente é feita de borracha ou materiais termoplásticos, como Nylon, PVC ou PU e pode ter diferentes texturas, padrões ou aditivos para melhorar a tração, resistência à chama, à óleo, fogo ou produtos químicos, dependendo da aplicação.

A escolha da melhor formulação da cobertura é determinada pelo material a ser transportado e pelo ambiente em que a correia irá operar.


Conte com nossa equipe de especialistas para te ajudar na escolha do material correto, garantindo mais produtividade, economia e confiabilidade para sua operação.

Comentários via Facebook